O Projeto
Esta proposta de trabalho submetida e aprovada pelo Edital FAPEMAT 002-2024 PDCTR/CNPq, Processo – FAPEMAT – PRO 000658/2024, que se apresenta intitulada “Leitura urbana e ensino: modos de compreender a cidade e seu patrimônio” inscreve-se na teoria da Análise de Discurso, cunhada por M. Pêcheux, na França, e desenvolvida por E. Orlandi e demais colaboradores, no Brasil. A pesquisa incide sobre o discurso institucional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que, em 2010, instituiu o Centro Histórico de Cáceres-MT, pelo tombo, como área de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional. Nos traçados das ruas estreitas à arquitetura dos casarios, datados entre o século XIX e meados do século XX, reverberam sentidos, gestos de interpretação. Para tanto, esta reflexão, no campo da linguagem, abre em interface teórica com a Sociologia, Arquitetura, História entre outras áreas. Pela teoria da Análise de discurso, a cidade, compreendida enquanto discurso (Orlandi, 2004), gesta à pesquisa, produção científica e tecnológica de inovação. Há diferentes materialidades simbólicas de significação, como leis, documentos, jornais, fotografias, vídeos, que constituem o corpus desta pesquisa. Torna-se imprescindível, assim, compreender os modos de leitura e interpretação da linguagem verbal e a imagem (o não verbal), sobre: cidade/patrimônio histórico, língua/sujeito, espaço/memória. Pensar a redivisão que a lei impõe à cidade, aos distintos espaços que patrimonializa, permite, neste estudo, discuti-lo como acontecimento discursivo. Trata-se de um estudo que tem relevância para a área da educação, compreendendo que a relação entre sujeito e espaço se efetiva pela linguagem. Nesse sentido, o resultado desta pesquisa volta-se para a escola, como uma proposta de pensar o ensino da leitura; a leitura da cidade, o tombamento e os seus efeitos de sentido. Desse modo, a questão consiste em compreender, pela linguagem e seu funcionamento, o modo de ressignificação de distintos espaços na/da cidade, como patrimônio de preservação nacional.

Objetivo Geral
Esta proposta de trabalho tem como objetivo compreender a cidade, a partir do discurso institucional do IPHAN, de 2010, pensando, pela leitura, a opacidade da língua, a relação sujeito/espaço/memória. A ressignificação da cidade de Cáceres-MT, em face à memória nacional. Pelos dispositivos teóricos da Análise de Discurso, mobilizaremos as noções teóricas sobre leitura, interpretação, condições de produção, memória, frente às distintas materialidades de linguagem, o verbal e a imagem (o não verbal). O propósito é explicitar, pelas reflexões teóricas e analíticas sobre a cidade, os efeitos e sentido do dizer sobre a preservação patrimonial, como material de leitura, para a educação, para o cidadão, no contemporâneo.
Objetivos Específicos
- Produzir um estudo teórico e explicitar, pelas análises, a distinção das diferentes materialidades discursivas, o verbal e a imagem, mostrando a opacidade do texto e de que modo a matéria significante afeta o gesto de interpretação.
- Discutir a noção de sujeito e arquivo em referência ao Conjunto Urbano, as relações de sentidos do sujeito/espaço/memória, bens culturais materiais (conforme IPHAN), perguntando pelo sentido, o ambiente, o patrimônio tombado/local com a memória nacional.
- Demonstrar os gestos de interpretação do discurso de preservação/proteção do patrimônio tombado, para a escola/sujeito em fase de escolarização, remetendo ao que assegura a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da política organizacional de educação sobre sujeito, espaço, ambiente.
- Produzir instrumento linguístico (material didático), de língua e ensino, sobre o Centro Histórico tombado de Cáceres para a escola. Esse material será compilado e trabalhado em oficinas, pelos pesquisadores, para um grupo de professores da rede pública de ensino.