Cáceres

Patrimônio Histórico

Trabalho em Campo

A profa. Dra. Renata C. Lemes Caetano e os alunos do 4º ano C da escola Municipal Professora Isabel Campos realizaram uma visita ao centro histórico de Cáceres-MT a fim de compreender o sentido de patrimônio no espaço da cidade. Na oportunidade, os alunos relataram o desconhecimento sobre o patrimônio e isto nos fez pensar no modo como o sentido de patrimônio é silenciado no espaço escolar. Há uma certa ilusão de que, pelo fato de habitar na cidade de Cáceres, todos soubessem sobre sua significação.

A princípio foram realizadas aulas dialogadas e pesquisas sobre o conceito de patrimônio e a função do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).  Após, foi realizada uma visita aos patrimônios: Biblioteca (antigo Governo Municipal), na Catedral de São Luiz e Marco do Jauru, localizados na praça Barão do Rio Branco, em Cáceres-MT. E por fim, foram realizadas atividades artísticas e escritas sobre o patrimônio com os alunos.

Participação no XII Seminário de Estudos em Análise do Discurso

Os professores pesquisadores Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta, Kellen Cristina Batista Pereira e Alan Tocantins Fernandes estiveram na cidade de Maceió que, pela primeira vez, recebeu o Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SEAD), em sua 12ª edição, entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025. 

A programação do evento contou com momentos de muita reflexão analítica em vários simpósios, mesas-redondas e sessões coordenadas onde pesquisadores do Brasil inteiro deram notícias de seus trabalhos. 

Nas sessões coordenadas, a professora Ana Luiza falou do seu estudo CIDADE, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA: RELAÇÕES DE SENTIDO, que desenvolve junto com as pesquisadoras Sandra Raquel de Almeida Cabral Hayashida e Ana Maria Di Renzo. A pesquisadora Kellen Cristina apresentou seu estudo GESTOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DAS IMAGENS DA CATEDRAL DE CÁCERES (MT): MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E TOMBAMENTO NACIONAL. Já o pesquisador Alan Fernandes falou sobre seu trabalho sobre PATRIMÔNIO E DISCURSO: DISPUTAS DE SENTIDOS NO ESPAÇO URBANO. O eventou contou ainda com uma série de apresentações artísticas regionais durante os intervalos. 

Leitura urbana e ensino: modos de compreender a cidade e seu patrimônio

Palestra ministrada pela Profa. Dra. Ana Luiza A. R. da Motta e a Profa. Dra. Renata Carneiro Lemes Caetano (LEIURP), na Formação Continuada para Professores da  Escola Municipal Professora Isabel Campos - Cáceres-MT. A escola tem como Diretora a Profa. Luciana A. Luceno e Coordenação do Prof. Antônio Carlos de Jesus Mendes.

Oficina com a Escola Municipal Duque de Caxias

O projeto Leitura e ensino: modos de compreender a cidade e seu patrimônio conta com uma equipe de quatorze professores pesquisadores. Tem como apoio a Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso/FAPEMAT  e o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional/PDCTR/CNPq. 
Trata-se de um projeto de pesquisa  que toma a cidade, enquanto discurso, (Conf. Orlandi, 2004), pelas práticas de leitura e interpretação. Nesta proposta, discute-se, pela materialidade simbólica da linguagem,  o Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico tombado pelo IPHAN/2010, na cidade de Cáceres-MT.
A oficina realizada  com o artista plástico Eduardo Martins, na Escola Municipal Duque de Caxias, sob a Direção da Profa. Cleonice Godoi e Coordenação da Profa. Nadna Palmiere, faz parte dos trabalhos propostas no projeto. 
Assim, participaram das atividades alunos e professores. Nesse trabalho, com o sujeito leitor, em fase de escolarização, produz-se a reflexão, leitura/ensino, a interpretação sobre o espaço citadino, o patrimônio cultural tombado.